Jales Machado

jales-machadoFazenda São Pedro – Rodovia GO-080 – Km 75,1 – Zona Rural
Caixa Postal 04 – CEP: 76.388-899 – Goianésia – Goiás – Brasil
 
(62) 3389-9000 – (62) 3389-9099
www.jallesmachado.com

Histórico

O empreendedor e ex-governador de Goiás, Otávio Lage de Siqueira, iniciou, em 1980, articulações para aquecer a economia rural de Goianésia, com a produçõo de cana-de-açúcar. Na época, a agricultura e a pecuária não ofereceriam postos de trabalho suficientes para os moradores do município.

Jalles Fontoura de Siqueira, filho de Otávio Lage, era o então prefeito de Goianésia e também estava preocupado com a crise de empregos no município. Com o apoio de empresários da região, nasceu a Goianésia Álcool S/A, uma destilaria de álcool carburante, produto que, naquele período, recebia incentivos do Governo Federal por meio do Programa Nacional do Álcool ─ Proálcool.

A empresa absorveu a mão-de-obra goianesiense e passou a movimentar a economia goiana. Em 1993, a agroindústria iniciou uma nova fase ao investir na extração do açúcar cristal. A Goianésia Álcool S/A passou a se chamar Jalles Machado S/A, uma homenagem ao pai de Otávio Lage. A partir de então, passou a investir constantemente em tecnologia e equipamentos de última geração. Foi pioneira em Goiás na cogeração de energia a partir do bagaço da cana e foi a primeira empresa do setor sucroenergético a efetivar a venda de créditos de carbono. A empresa também investiu na produção orgânica com o objetivo de produzir alimentos mais saudáveis e ambientalmente corretos.

Atualmente, tem sua produção de etanol anidro e hidratado, açúcar, produtos de higiene e limpeza, energia elétrica, levedura e látex crescente a cada ano. A Jalles Machado possui vários prêmios e certificações, que comprovam a qualidade dos produtos Itajá, vendidos no mercado brasileiro e exportados para a Europa, Japão, Estados Unidos, Canadá e Comunidade Judaica.

Em 2007, a Jalles Machado resolveu expandir os seus negócios e investiu na construção da Unidade Otãvio Lage e da Codora Energia Ltda, localizadas também no município de Goianésia. Os empreendimentos, no valor de R$ 410 milhões, entraram em operação em julho de 2011 e foram inaugurados em setembro do mesmo ano.

A Jalles Machado está sempre preocupada em gerar desenvolvimento para a região e é referência no setor sucroenergético nacional por aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental.