CEPEA/ESALQ-USP

logo sifaeg preto

NOTÍCIA

Bioenergia

Governo assina protocolo de intenções para produção de biogás

BIOGÁS dsc_0254 Os esforços para que Goiás continue a despontar como matriz de energia renovável e limpa estão entre as principais ações que o Governo do Estado empreende com vistas a implementar desenvolvimento com sustentabilidade. Na tarde desta segunda-feira, dia 30, o governador Marconi Perillo assinou, por meio da Secretaria da Indústria e Comércio, protocolo de intenções entre o Governo, o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás, a Jalles Machado S/A, a Faculdade de Tecnologia de Brasília e a GTO Bioenergia e Meio Ambiente Ltda, que vai viabilizar estudos de cunho técnico, econômico e financeiro para produção de biogás extraído de resíduos orgânicos agroindustriais.

O acordo prevê a formação de um grupo de profissionais que estudará, também, propostas de incentivos fiscais necessários para a consolidação do projeto. O presidente do Sifaeg, André Rocha, afirmou que Goiás tem crescido 20% a mais que todo o Nordeste brasileiro na produção de energia limpa e, que, provavelmente, deverá ser o único com crescimento de safra neste ano. A estimativa é de que será possível produzir 1,5 milhão de metros cúbicos de biogás diariamente. O diretor presidente da Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho, disse que a parceria que tornará possível a produção considerável de biogás colocará Goiás como exemplo aos outros Estados.

Parceria
O governador ressaltou que Goiás vem se aprimorando cada vez mais na produção de energia limpa, e que iniciativas nesse sentido animam o governo a investir e a buscar parcerias como essas. “Goiás está se consolidando como um Estado estratégico na produção de energia limpa no País, e o que mais nos anima é a possibilidade de substituição de uma energia fóssil por uma energia limpa. Além de agregar valor à economia, colaboramos com o meio ambiente, adotando medidas de sustentabilidade, para que possamos dar uma parcela de contribuição na redução do efeito estufa”, ressaltou.

Ele observou que o projeto gerará empregos e mais divisas para o Estado e reforçou as políticas de desenvolvimento do Estado. “Temos procurado ser muito agressivos em relação ao desenvolvimento, levando em consideração todos os aspectos, especialmente os ambientais, procurando eliminar burocracias e quaisquer outros tipos de ações predatórias que possam prejudicar bons investimentos. E o fato é que, nos últimos anos, multiplicamos por dez o PIB, exatamente pela visão convergente com o setor privado, e com todos que estão dispostos a inovar neste País”, declarou. Marconi disse que o Governo do Estado agirá de forma rápida e eficiente no cumprimento do protocolo.

Goiás Agora

2-dsc_0212

 

CATEGORIAS

Destaques