Capacitação

Universidade Corporativa da UDOP e o Senar oferecem cursos para o setor sucroenergético

11_04_2014_imagem_agroserraPara atender a demanda e as necessidades dos profissionais do setor sucroenergético, a União dos Produtores de Bioenergia (Udop) tem a Uniudop (Universidade Corporativa da UDOP) que já formou 30 turmas de pós-graduação e oferece os cursos de Gestão Agroindustrial no Setor da Bioenergia, Gestão da Produção Agrícola no Setor da Bioenergia e Gestão da Produção Industrial no Setor da Bioenergia.

A novidade para o segundo semestre de 2014 da Uniudop é o curso de Aperfeiçoamento Tecnológico nas áreas Agrícola, Industrial, Administrativa/Financeira e Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho. Segundo a Coordenadora de Treinamento da UDOP, Vanessa Olivieri, essa pós-graduação terá encontros regulares e abordará  temas atuais. “As aulas e palestras têm duração de um dia e os temas são escolhidos pelos comitês de gestão da entidade”, explica.

Outra iniciativa direcionada para as necessidades do mercado são os cursos formatados para a demanda de uma usina ou cliente. Trata-se do projeto UniUdop in Company, que pode ser utilizado pelas empresas para atender as necessidades pontuais. “Além da flexibilidade de horários, local de  realização e tempo do curso, este método permite o aprendizado mais dinâmico e direcionado”, orienta a Coordenadora de Treinamento da UDOP.

Dentro desse projeto, a Uniudop oferece cursos somente no método In Company nas áreas agrícola e industrial na modalidade Operacional através do Projeto Qualifica.

Todos os cursos de pós-graduação estão disponíveis em Araçatuba (SP), Ribeirão Preto (SP), em Maringá (PR), em Rio Verde (GO), em  Dourados (MS) e em  Uberaba (MG).

Segundo a coordenadora da Udop, o programa de pós-graduação é direcionado a gestores em geral, trainees, engenheiros, economistas, administradores, tecnólogos e demais profissionais com nível superior com atuação no Setor da Bioenergia ou que tenham interesse em trabalhar no segmento. “O curso é uma oportunidade especial de capacitação aos interessados em futuras posições, com responsabilidades em produção ou gestão de processos, em projetos de expansão ou em empresas já consolidadas”, analisa.

Para 2015, todos os cursos da UniUdop estarão disponíveis para formação de turmas no mês de fevereiro.

Para o próximo ano

O Senai Goiás abre em 2015 o curso de Gestão da Industrialização de Açúcar e Álcool. O processo seletivo é a análise curricular. A previsão de início é o mês de fevereiro de 2015 e as aulas serão presenciais.

Segundo o coordenador de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia Senai de Desenvolvimento Gerencial,  Weysller Matuzinhos, o curso é direcionado para profissionais de nível superior ligados às áreas de Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Química Industrial e outras áreas afins, que queiram atualizar conhecimentos no setor de produção de cana-de-açúcar, açúcar e álcool.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás disponibiliza cursos técnicos em inúmeras áreas do setor industrial e agrícola, entre eles o Curso de Fabricação Caseira de Melado, Açúcar Mascavo e Rapadura, em parceria com o Sindicato Rural, em todas as regiões do Estado. Os interessados devem procurar o Senar.

A capacitação é realizada em 32 horas. Nesse período, o participante tem a oportunidade de aprender técnicas que vão da utilização dos materiais empregados no beneficiamento da cana-de- açúcar, até a comercialização dos produtos. O curso prevê, ainda, o ensino de técnicas de moagem de cana, preparação do caldo, qualidade e produtividade da fabricação.

 

Sifaeg com dados do Canal-Jornal da Bioenergia-

www.canalbioenergia.com.br