20º Encontro do GIFC discute manejo dos canaviais irrigados

Irrigacao_Cana_RED_SauloCoelhoA Usina Cerradinho Bio, localizada em Chapadão do Céu (GO), receberá o 20º Encontro do GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar, no dia 16 de abril. Na programação estão agendadas palestras de pesquisadores do IAC – Instituto Agronômico e da ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, demonstração dos resultados dos experimentos do GIFC com irrigação, apresentações de profissionais da Usina Cerradinho e visita ao campo. Com o tema “Manejo dos Canaviais Irrigados”, a reunião tem a coordenação técnica de Ivan Oliveira, coordenador de fertirrigação da Usina Cerradinho Bio e conselheiro do GIFC. Na abertura do encontro, Marco Viana, superintendente do GIFC e Ricardo Pinto, Sócio Diretor RPA Consultoria, falarão sobre o “Cenário Macroeconômico e Perspectivas do Setor Sucroenergético”.  Sérgio Veronez, consultor técnico do GIFC vai apresentar os primeiros resultados dos experimentos com irrigação realizados na Usina Santa Vitória, em Santa Vitória, (MG).

 André Vitti, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e do Instituto Agronômico (IAC), fará palestra sobre “Ambientes de Produção de Cana-de-Açúcar e a Necessidade de Irrigação” e Godofredo Vitti, Professor Doutor da ESALQ – USP, especialista em solo e nutrição de plantas, abordará a “Nutrição de Cana-de-Açúcar em Áreas Fertirrigadas”.

 Cerradinho Bioenergia

 Profissionais da Usina Cerradinho Bio serão responsáveis por duas palestras com os temas “Produção de Cana-de-Açúcar de Alta Produtividade” e “Fertirrigação na Cerradinho Bioenergia”. No período da tarde, acontecerá a visita ao campo nas fazendas Âncora, Triângulo de Prata e Querência.  Os participantes terão a oportunidade de conhecer o viveiro de variedades, os processos de fertirrigação das fazendas com instalações de hidro roll e pivô, casa de bombeamento, estrutura de tanques, além do experimento do GIFC desenvolvido na Cerradinho com alas móveis e variedades de cana.

 A Cerradinho Bioenergia é hoje a maior destilaria autônoma do Brasil, com capacidade instalada para processar 2,8 mil metros cúbicos por dia. Na safra 2013/14, foram produzidos 332 milhões de litros de etanol hidratado. A moagem total foi de 3,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, registrando um crescimento de 34,8% em relação à safra anterior. A energia elétrica é um produto de destaque para a empresa, que participa do Sistema Interligado Nacional (SIN), cogerando energia limpa e renovável. Em 2013/14, foram exportados para o SIN um total superior a 199 mil megawatt-hora.

 Produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar interessados em participar do encontro podem enviar e-mail paracarolina@gifc.agr.br solicitando a inscrição. Para se associar ao grupo, basta efetuar o cadastro por meio do site www.gifc.agr.br. Mais informações pelo telefone: (16) 3602-0900.

 Serviço:

 20º ENCONTRO DO GRUPO DE IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR (GIFC)

Data: 16/04/2015 (quinta-feira)

Início: 8:00 horas

Local: Cerradinho Bioenergia – Fazenda Ancora

Endereço: Fazenda Âncora, Rodovia GO, km 12 – Zona Rural

Cidade: Chapadão do Céu (GO)

 Assessoria de Imprensa