EPE habilita 7 mil MW para Leilão de Energia A-3/2014

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE habilitou 268 projetos para o leilão de energia elétrica com entrega prevista para 2017 (A-3), que será realizado no dia 6 de junho. Foram habilitados empreendimentos que somam uma capacidade instalada de 7.010 megawatts, sendo 6.159 MW em projetos eólicos.

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) também estarão presentes no leilão, com 14 projetos, além de cinco usinas termelétricas a biomassa e uma hidrelétrica (expansão da usina de Santo Antonio, no rio Madeira, Rondônia). Para o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o total de empreendimentos habilitados deverá ser suficiente para atender plenamente a demanda das distribuidoras.

“A fonte eólica deve ser mais uma vez o destaque nesse leilão, não apenas pelo grande volume de usinas habilitadas, mas pelo fato dessa fonte ter se mostrado muito competitiva nos leilões”, avaliou Tolmasquim. Ele também prevê a contratação de Pequenas Centrais Hidrelétricas, já que as mesmas não vão competir com as usinas eólicas. As usinas eólicas estão principalmente concentradas nos Estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário