Estudo Municípios Canavieiros 2013 chega a Jataí, no dia 1º de Outubro

PROJETO AGORA Chega à cidade de Jataí (GO), o “Estudo Municípios Canavieiros 2013 – Bioeletricidade,” a nova iniciativa educacional do Projeto AGORA, principal ação de comunicação institucional integrada do agronegócio brasileiro. O encontro de formação para os professores das escolas participantes será realizado no dia 1º de outubro (terça-feira), no Thile Park Hotel.

Organizado de forma direcionada ao Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), o “Estudo” mostrará as vantagens e desvantagens do uso de todas as fontes energéticas e o melhor caminho para se garantir uma variada e segura matriz energética. Os estudantes trabalharão em sala de aula os diversos tipos de energia existentes no Brasil, como a extraída da cana, a eólica, a solar e a produzida por termelétricas movidas a combustíveis fósseis, como o carvão, o gás natural e derivados do petróleo.

Em 2013, a missão do “Estudo” é envolver escolas públicas municipais e estaduais de 100 cidades selecionadas nos estados de Alagoas (AL), Goiás (GO), São Paulo (SP), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Paraná (PR) e Pernambuco (PE). A expectativa é que 210 mil estudantes sejam impactados.

O processo de atividades será realizado em duas etapas: oficinas de formação de professores no 1º semestre de 2013 e, no 2º semestre, após os trabalhos em sala de aula, encontros de encerramento, nos quais os professores devem apresentar os trabalhos desenvolvidos, comentar os resultados e trocar experiências.

Kit educacional

O material pedagógico do Estudo é desenvolvido pelo AGORA em parceria com a Editora Horizonte, e as atividades são implantadas com apoio das Secretarias de Educação estaduais e municipais. Cada escola participante da edição atual receberá três kits contendo um caderno com orientações para professores, um DVD multimídia com vídeos e fotos, e quatro pôsteres gigantes sobre o tema energia.

Os professores participantes das oficinas de formação também recebem um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o “Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar,” que ajuda a consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica. Os profissionais que não participarem das oficinas presenciais poderá solicitar o jogo por meio do site: http://www.municipios-canavieiros.com.br/. No mesmo site, todo o material didático utilizado nas salas de aula também estará disponível para download, em formato PDF.

Municípios – pólos

Os encontros de formação deste ano serão realizados em municípios-polos, reunindo os professores participantes das escolas da região e de cidades vizinhas. O Projeto AGORA fornecerá ajuda de custo para locomoção e alimentação.

• Oficina em Jataí (GO) – Município-pólo

• Municípios convidados: Rio Verde, Mineiros e Serranópolis

• Data: 01/10/2013

• Local: Thile Park Hotel

• Endereço: Av. Sebastião Herculano, 3433 – Jardim Amércia – Jataí (GO)

• Horário: Das 13h00 às 17h00

• Formador: Vinícius Madázio, que estará disponível para falar com a Imprensa às 15h.

PROJETO AGORA

O Projeto AGORA é a maior iniciativa de comunicação institucional integrada já implantada no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O Projeto já conta com apoio das empresas Basf, Dedini, FMC, Monsanto e Syngenta, além das entidades ALCOPAR (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BioSul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); CEISE Br (Centro das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis); SIAMIG (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); SIFAEG (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); SINDALCOOL/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); SINDALCOOL/PB (Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); SINDAÇÚCAR/PE (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); SINDAÇÚCAR/AL (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas); ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul) e a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

EDITORA HORIZONTE

A Editora Horizonte foi criada em 1981, em São Paulo, e em seus primeiros anos dedicou-se à produção de palestras, vídeos, exposições e documentários sobre meio ambiente, ciência e cultura. Desde 1987, publica a revista Horizonte Geográfico, com reportagens sobre meio ambiente, cultura, patrimônio histórico e sustentabilidade. A partir 1993, por meio da sua Divisão Educacional, planeja e desenvolve projetos para escolas públicas de todo o Brasil. Por intermédio da Divisão Cultural, produz livros de arte, exposições itinerantes, sites temáticos, guias e outros produtos editoriais destinados às demandas corporativas ou ao público em geral.

Imprensa Projeto AGORA

Deixe um comentário