Lançado livro sobre cultura canavieira na Região Sudoeste de Goiás

O livro “Analise Espacial da Expansão Canavieira no Sudoeste de Goiás” foi lançado pela pesquisadora Íria Oliveira Franco. Segundo ela, a cana-de-açúcar, como produção industrial, foi introduzida no sudoeste de Goiás em 1946 com a implantação da usina Santa Helena; posteriormente, na década de 1980 foi implantada a usina Goálcool no município de Serranópolis, decorrente do Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL), ampliando o uso do etanol nos veículos. Devido à recente demanda de etanol como combustível e outros associados à conjuntura internacional favorável, o setor sucroenergético encontra-se em expansão. Desde o ano de 2007, no sudoeste de Goiás, o número de novas usinas sucroenergéticas vem aumentando.

“Partindo-se do pressuposto estabelecido pelo Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (2009), de que a expansão da cana no sudoeste de Goiás ocorre sobre os solos arenosos, ocupados por antigas pastagens degradadas ou em processo de degradação, publicamos em 1ª Edição o livro Análise Espacial da Expansão Canavieira no Sudoeste de Goiás resultado de uma pesquisa de dissertação a qual buscou-se identificar e analisar quais classes e usos dos solos estão sendo ocupados pelo cultivo da cana-de-açúcar nesta microrregião que apresenta valores representativos a nível estadual e nacional de produção de grãos e carne – prioritariamente soja, milho; aves e suínos” diz a autora. O livro aborda as seguintes áreas temáticas – morfologia, fenologia, variedades, exigências para o cultivo, produção de cana-de-açúcar no Brasil, no Estado de Goiás e na microrregião sudoeste, uso do modelo Dssat/Canegro para produção preditiva de cana-de-açúcar, características das usinas sucroalcooleiras pesquisadas no sudoeste de Goiás e os fatores atrativos a instalação das mesmas, condições edáficas, cobertura e uso dos solos prévio ao cultivo de cana-de-açúcar no sudoeste de Goiás.

O livro está à venda na livraria Grafite Cultural (Jataí – Goiás) e no site da Editora Appris pelo link: http://www.editoraappris.com.br/produto/4288551/Analise-Espacial-da-Expansao-Canavieira-no-Sudoeste-de-Goias