Odebrecht Agroindustrial celebra Semana do Meio Ambiente em quatro estados do Brasil

Com o objetivo de promover a consciência ambiental e a mudança de comportamento nas comunidades onde atua, a Odebrecht Agroindustrial celebra a Semana do Meio Ambiente, de 3 a 12 de junho, com uma série de ações voltadas à destinação adequada de resíduos sólidos. Entre as ações que serão realizadas está o Cine Energia Social, com a exibição do filme Wall-E, que traz uma reflexão sobre o papel dos cidadãos no processo de redução na geração de resíduos, através do consumo consciente. Além dos estudantes da rede municipal de Ensino Fundamental, algumas sessões serão abertas a toda população, com a expectativa de atingir mais de 3 mil pessoas em todos os municípios.

 Haverá também palestras seguidas de plantio de mudas nativas nas escolas municipais de Mineiros (GO) e Perolândia (GO), realizadas pela equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Odebrecht Agroindustrial do Polo Araguaia. Já em Mirante do Paranapanema (SP), a atividade será realizada na Oficina Automotiva da Unidade Conquista do Pontal. Já os Integrantes e familiares do Polo Taquari, das cidades de Costa Rica (MS) e Alto Taquari (MT), terão uma programação no Parque Nacional das Emas, com trilha, carro-safari e cicloturismo.

 Plano de Resíduos – Por meio do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, a Odebrecht Agroindustrial desenvolveu, em seus nove municípios de atuação, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, sempre em parceria com as prefeituras locais. O plano consiste no acompanhamento de todo o ciclo produtivo para que a destinação adequada ocorra diretamente na fonte, como nos serviços de limpeza pública, saúde, construção e demolição.

No Brasil, de acordo com levantamento do Ministério do Meio Ambiente publicado em 2014, menos da metade dos municípios possui disposição final ambientalmente adequada de resíduos. Além disso, a geração total de resíduos sólidos urbanos aumenta em índices superiores ao crescimento populacional. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a geração per capita de resíduos sólidos no país em 2013 foi de 1,04 kg/dia.

 Projeto Florestinha – Em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social e a Polícia Militar Ambiental, o Programa Energia Social inaugura dia 9, em Costa Rica (MS), o Projeto Florestinha, que oferece trabalhos de educação ambiental para alunos de escolas públicas e privadas, por meio de atividades como teatro de fantoches, oficinas de fauna, reciclagem de papel e plantio de mudas nativas. O objetivo é estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

 

Confira a programação completa:

Cine Energia Social – Exibição do Filme: Wall-E

Dia 3 – Centro Cultural de Caçu (GO)

Dia 8 – Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo, Alto Taquari (MT)

Dias 8 e 9 – Centro de Treinamento da Odebrecht Agroindustrial de Cachoeira Alta (GO)

Dia 9 – Praça Central de Costa Rica (MS)

Dia 10 – Câmara Municipal de Mineiros (GO)

Dia 10 – Ponto de Cultura da Sustentabilidade em Nova Alvorada do Sul (MS)

Dia 11 – Colégio Ulysses Guimarães, Perolândia (GO)

Palestra sobre meio ambiente e plantio de mudas

Dia 3 – Oficina Automotiva da Unidade Conquista do Pontal, em Mirante do Paranapanema (SP)

Dia 8 – Local: Colégio Dom Bosco em Mineiros (GO)

Dia 9 – Colégio Ulysses Guimarães, Perolândia (GO)

Trilha, carro-safari e cicloturismo

Dia 5 – Parque Nacional das Emas (GO)

Inauguração Projeto Florestinha

Dia 9 – Nova sede da Polícia Ambiental de Costa Rica (MS)

Público-alvo: 200 pessoas Sobre o Programa Energia Social

O Programa Energia Social para Sustentabilidade Local contempla um conjunto de ações e investimentos que estão sendo realizados junto às comunidades onde a Odebrecht Agroindustrial está inserida, visando o desenvolvimento sustentado e a melhoria da qualidade de vida nas localidades de atuação da Empresa. O Programa tem como prioridade atuar nas áreas de Educação, Cultura, Atividades Produtivas, Saúde, Segurança e Preservação Ambiental. O diferencial do Programa é o processo participativo na definição dos investimentos da empresa nos municípios, envolvendo sempre o governo e a comunidade local, por meio da criação de comissões temáticas e do conselho comunitário. Implantado em nove municípios, em quatro Estados, mais de 110 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações e projetos promovidos pelo Programa.

 Sobre a Odebrecht Agroindustrial

A Odebrecht Agroindustrial atua de forma integrada na produção de etanol, açúcar e energia elétrica. Com investimento de mais de R$ 10 bilhões, a empresa tem capacidade de produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar e 3,1 mil Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Consolida seis polos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

 Assessoria de Imprensa