Oficina de encerramento do Estudo Municípios Canavieiros 2013 acontece em Jataí, no dia 19 de Novembro

PROJETO AGORAA cidade de Jataí (GO) receberá no dia 19 de Novembro (terça-feira), a oficina de encerramento do “Estudo Municípios Canavieiros 2013 – Bioeletricidade,” iniciativa educacional do Projeto AGORA, principal ação de comunicação institucional integrada do agronegócio brasileiro.

 Na ocasião, professores e coordenadores pedagógicos poderão trocar experiências, relatando as atividades que realizaram dentro e fora de sala de aula, e também terão a oportunidade de apresentar os trabalhos que desenvolveram com seus alunos. A oficina será realizada no Thile Park Hotel, localizada na Av. Sebastião Herculano, 3433 – Jataí (GO).

 Organizado de forma direcionada ao Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), o “Estudo” apresentou as vantagens e desvantagens do uso de todas as fontes energéticas e o melhor caminho para se garantir uma variada e segura matriz energética. Os estudantes trabalharam em sala de aula diversos tipos de energia existentes no Brasil, como a extraída da cana, a eólica, a solar e a produzida por termelétricas movidas a combustíveis fósseis, como o carvão, o gás natural e derivados do petróleo.

 Em 2013, a missão do “Estudo” foi envolver escolas públicas municipais e estaduais de 100 cidades selecionadas nos estados de Alagoas (AL), Goiás (GO), São Paulo (SP), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Paraná (PR) e Pernambuco (PE). Aproximadamente 210 mil estudantes foram impactados.

 As atividades do Estudo preveem duas etapas: oficinas de formação de professores para apresentação do material didático e dicas de trabalho de campo e, agora, após os trabalhos em sala de aula, encontros de encerramento, nos quais os professores apresentam os trabalhos desenvolvidos, comentando os resultados e trocando experiências.

Kit educacional

O material pedagógico do Estudo foi desenvolvido pelo AGORA em parceria com a Editora Horizonte, e as atividades foram implantadas com apoio das Secretarias de Educação estaduais e municipais. Cada escola participante da edição atual recebeu três kits contendo um caderno com orientações para professores, um DVD multimídia com vídeos e fotos, e quatro pôsteres gigantes sobre o tema energia.

 Os professores participantes das oficinas de formação também ganharam um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o “Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar,” que ajuda a consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica. Os profissionais que não participaram das oficinas presenciais podem solicitar o jogo por meio do site: http://www.municipios-canavieiros.com.br/. Todos os materiais didáticos utilizado nas salas de aula estão disponíveis para download, em formato PDF.

Municípios – polos

Os encontros de formação deste ano foram realizados em municípios-polos, reunindo os professores participantes das escolas da região e de cidades vizinhas. O Projeto AGORA forneceu ajuda de custo para a locomoção e alimentação.

ANOTE NA AGENDA

• Oficina em Jataí (GO) – Município-polo

• Municípios convidados: Rio Verde, Mineiros e Serranópolis

• Data: 19/11/2013 (terça-feira)

• Local da oficina: Thile Park Hotel

• Endereço: Av. Sebastião Herculano, 3433 – Jardim Amércia Jataí (GO)

• Horário: Das 13h00 às 17h00

• Formador: Vinícius Madázio

PROJETO AGORA

O Projeto AGORA é a maior iniciativa de comunicação institucional integrada já implantada no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O Projeto já conta com apoio das empresas Basf, Dedini, FMC, Monsanto e Syngenta, além das entidades ALCOPAR (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BioSul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); CEISE Br (Centro das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis); SIAMIG (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); SIFAEG (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); SINDALCOOL/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); SINDALCOOL/PB (Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); SINDAÇÚCAR/PE (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); SINDAÇÚCAR/AL (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas); ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul) e a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

EDITORA HORIZONTE

A Editora Horizonte foi criada em 1981, em São Paulo, e em seus primeiros anos dedicou-se à produção de palestras, vídeos, exposições e documentários sobre meio ambiente, ciência e cultura. Desde 1987, publica a revista Horizonte Geográfico, com reportagens sobre meio ambiente, cultura, patrimônio histórico e sustentabilidade. A partir 1993, por meio da sua Divisão Educacional, planeja e desenvolve projetos para escolas públicas de todo o Brasil. Por intermédio da Divisão Cultural, produz livros de arte, exposições itinerantes, sites temáticos, guias e outros produtos editoriais destinados às demandas corporativas ou ao público em geral.

Deixe um comentário