Otávio Lage – A história de um empreendedor

LIVRO OTAVIO LAGEO Livro “Otávio Lage – Empreendedor, Político, Inovador”, conta o legado deixado pelo empresário e ex-governador de Goiás

 Cejane Pupulin

 Pioneiro e empreendedor. Esses dois adjetivos resumem a personalidade descrita por amigos e parentes do ex-governador de Goiás, Otávio Lage, que faleceu em 2006 aos 81 anos.  O livro “Otávio Lage – Empreendedor, Político, Inovador”, do jornalista Jales Naves, conta o legado deixado por essa personalidade. “Conhecemos pouco da história de Goiás e de seus principais líderes. Na história de Otávio Lage havia alguns erros que foram corrigidos com essa biografia”, explica o escritor. O livro sobre o fundador do Grupo Otávio Lage e da Jalles Machado foi lançado no dia 23 de abril no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

Naves afirma que em nove meses de pesquisas, investigou documentos da época, procurou amigos, conhecidos e parceiros. “Para a história mostrar todos os aspectos cheguei a entrevistar pessoas ditas ‘inimigas’ do ex – governador. Mas, felizmente, encontrei apenas pontos positivos na trajetória dele”, complementa.

Ricardo Fontoura de Siqueira, filho de Otávio Lage, destaca que o objetivo do livro é mostrar o exemplo e a grandeza de Otávio Lage. “O Jales Naves estudou e a família pediu para ele não retirar nada da história de meu pai”, conta.

Na pesquisa, o jornalista confirmou que ao longo do tempo Otávio Lage fez obras importantes para Goiás que permitiram sedimentar a base do crescimento do Estado. São exemplos da história política a construção de dez escolas em Goiânia, além de estradas e até mesmo influenciar na construção de Brasília.

Para o filho de Otávio Lage e prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, a biografia retratou com muita competência o pai em todos os ângulos. “Para resumir Otávio Lage, basta uma palavra: empreendedor. Ele foi um empreendedor político, social, econômico. Foi uma grande figura da segunda metade do século XX em Goiás. Com a sua liderança fez com que o ambiente em torno dele avançasse”, resume.

A viúva de Otávio Lage e ex-primeira dama, Marilda Fontoura de Siqueira, destaca que o livro é uma homenagem ao político, empresário e ao cidadão comum Otávio Lage.  “Ele sempre estava disposto a colaborar com tudo que se referia ao progresso de Goiás. Estou muito emocionada por relembrar grandes momentos da nossa vida”, revela a companheira de mais de 50 anos de Otávio Lage.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, ressaltou a importância de Otávio Lage para Goiás. “Otávio Lage foi um homem que deixou um grande legado e ao qual sou muito grato. Para homenageá-lo o Hospital de Urgências da região Noroeste de Goiânia levará o seu nome”, afirma.

O exemplar do livro é vendido por R$ 50. O valor da renda será revertido para o Hugo 2.

 Ações inesquecíveis

Otávio Lage foi pioneiro na produção de açúcar e álcool e na cogeração de energia pelo bagaço da cana, resolvendo, assim, problemas ambientais. “Hoje Goiás tem ainda um potencial muito grande na produção de energia por biomassa”, reflete Ricardo Fontoura.

O diretor-presidente da Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho, complementa que o pai foi pioneiro na implantação de lavouras na região de Goianésia, no confinamento bovino e de cruzamento de gado de sangue europeu com indiano. “As influências políticas do vovô atiçaram o espirito empreendedor do papai. Se pudéssemos resumir o livro seria: o grande empreendedor” resume.

O presidente-executivo dos Sindicatos da Indústria de Fabricação de Açúcar e de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar) e do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, destaca que Otávio Lage foi um grande pioneiro no setor sucroalcooleiro. “Ele construiu uma usina que é um grande exemplo e referência para o setor. Doutor Otávio foi fundamental para a união e organização do setor não só em Goiás, mas também pelo Brasil”.