Prêmio TOP Etanol estabelece novo recorde de trabalhos inscritos

Pelo quinto ano consecutivo, o Prêmio TOP Etanol estabeleceu um novo recorde no número de inscrições, com um total de 566 trabalhos inscritos em 2014. Esse número supera em 51% o total registrado na edição de 2013, quando 375 trabalhos concorreram à premiação. A exemplo do que ocorreu na primeira edição do TOP Etanol, realizada em 2010, a cerimônia de entrega do 5º TOP Etanol, marcada para o dia 02 de junho, em São Paulo, terá a presença dos três principais candidatos à presidência da república nas eleições deste ano.

“Dois fatores foram determinantes no aumento do número de inscritos: a consolidação da premiação, reflexo da qualidade dos trabalhos contemplados a cada ano e o aumento substancial dos valores oferecidos aos vencedores,” afirmou Ruy Portilho, sócio-diretor da RP Consultoria, parceira do AGORA na organização do TOP Etanol.

Criado pelo Projeto AGORA para reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos, fotográficos, acadêmicos e de inovação tecnológica voltados ao tema “Agroenergia e Meio Ambiente,” o TOP Etanol oferecem em 2014 uma premiação total de R$ 136.500,00.

Ainda segundo Portilho, o seleto grupo de jurados que define os premiados e é renovado a cada ano contribui fortemente para manter a credibilidade e estimular o crescimento do TOP Etanol a cada edição. “A qualidade dos jurados aumenta o peso da conquista,” explica o executivo da RP Consultoria. Em 2010, a primeira edição do prêmio atraiu 220 inscrições, número que chegou a 258 em 2011 e 348 em 2012, evoluindo para o novo recorde atingido em 2014.

Para André Rocha, presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçúcar, o fato do Prêmio ter número recorde de inscrições atesta que a iniciativa já se consolidou. “Neste ano, mais uma vez, através do Projeto AGORA, teremos a oportunidade de apresentar nossas demandas aos principais candidatos à presidência da República durante a solenidade de entrega da premiação ao vencedores do TOP Etanol. Diante dos enormes desafios que a produção sucroenergética enfrenta, falar diretamente com os candidatos será extremamente positivo.”

“Sabemos que o TOP Etanol vislumbra como um das principais premiações do agronegócio, mas ainda assim a quantidade impressionou. O aumento exponencial das adesões indica o quão conceituado é o Prêmio, denotando também a importância que o setor canavieiro tem para a economia do País,” declarou o representante da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) no AGORA, Ismael Perina Júnior.

Na cerimônia de entrega do 5º TOP Etanol, os pré-candidatos à presidência Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos foram convidados a apresentar seus planos, caso eleitos, para o setor sucroenergético e a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A primeira reunião para planejar os detalhes do evento foi realizada no dia 24 de março em São Paulo, envolvendo representantes do Projeto AGORA e das três candidaturas.

“Assim como em 2010, entregaremos a cada pré-candidato, antes da cerimônia do dia 02 de junho, um documento destacando as prioridades para o setor na visão das empresas e entidades que compõe a cadeia produtiva,” explicou Elizabeth Farina, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das 18 entidades e empresas parceiras do Projeto AGORA.

“Neste momento, em que o setor clama por políticas públicas de longo prazo para superar dificuldades e retomar o crescimento, é fundamental conhecer o que cada candidato pretende,” acrescentou.

Resultado final das inscrições para o 5º Prêmio TOP Etanol, por categoria:

CATEGORIA INSCRIÇÕES

Jornalismo Impresso (Especializado) 21

Jornalismo Impresso (Geral) 15

Veículos Eletrônicos 35

Radiojornalismo 12

Telejornalismo 24

Fotografia 341

Inovação Tecnológica 18

Lato Sensu 21

Stricto Sensu 36

Trabalhos Acadêmicos Publicados 43

TOTAL 566

Para saber mais sobre a premiação, acesse o site: www.projetoagora.com.br/premiotopetanol

Deixe um comentário