Presidente da Petrobras será palestrante no UNICA Fórum

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, será um dos principais palestrantes da edição inaugural do UNICA Fórum, que acontece no dia 28 de novembro, no Teatro Principal do World Trade Center (WTC), em São Paulo. Abrindo a quarta sessão plenária do evento, Parente vai analisar o papel dos combustíveis fósseis e renováveis no contexto das mudanças climáticas e como as alterações na política de preço da gasolina, promovidas recentemente pela Petrobras, poderão impactar a produção e a utilização de biocombustíveis nos próximos anos.

Para a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, a presença de Parente no encontro será essencial para que os empresários do setor sucroenergético avaliem suas próprias estratégias na atividade canavieira, segmento produtivo fundamental para o cumprimento das metas brasileiras no Acordo de Paris.

“Estamos falando de alguém que já foi presidente do Conselho Deliberativo da UNICA, ou seja, conhece profundamente questões estratégicas para o nosso setor, especialmente em relação às políticas de preço e refino da gasolina e do diesel, que influenciam diretamente a produção de etanol anidro (misturado à gasolina na proporção de até 27%) e a competitividade do biocombustível hidratado no País”, avalia a executiva da UNICA.

Currículo

Em 2016, Pedro Parente completa 45 anos de vida profissional, iniciada em 1971 no Banco do Brasil. Após 11 anos no Banco Central, na área de administração financeira, foi secretário-geral adjunto do Ministério da Fazenda, de 1985 a 1986, e secretário de Programação Financeira, de 1987 a 1988, no governo Sarney. A partir de 1999, quando atuava como secretário-executivo do Ministério da Fazenda, ao ser chamado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso para comandar a Casa Civil, seu nome surgiu entre as principais lideranças executivas do País.

Em 2001, comandou um gabinete especial para conduzir uma grave crise no setor elétrico, atingido por um apagão de energia. Um ano depois, coordenou a transição entre os governos FHC e Lula. Ex-presidente da Bunge para o Brasil e sócio na gestora de investimentos Prada, além exercer a presidência do Conselho Deliberativo da UNICA, Parente também integrou os conselhos de Administração das empresas TAM, América Latina Logística (ALL) e Kroton Educacional.

Nomes confirmados

Em seu ano de estreia, o UNICA Fórum será composto por quatro plenárias e cerimônias de abertura e encerramento. Além das participações garantidas de Justine Leigh-Bell, Marcelo Furtado e Luiz Augusto Noriega Barroso, o encontro também já confirmou as presenças do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do presidente do Conselho da Copersucar, Luiz Roberto Pogetti, do presidente da Anfavea, Antonio Megale, do vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen e presidente do Conselho Deliberativo da UNICA, Pedro Mizutani, e do diretor global de Desenvolvimento de Negócios para Bioenergias da multinacional Clariant, Paolo Corvo.

Inscrições

As inscrições para o Fórum estão abertas e podem ser feitas na página oficial do evento no site da UNICA (http://unica.com.br/forum/). Inscrições com 25% de desconto foram prorrogadas até o dia 07/11.

O seminário será organizado pela multinacional suíça MCI Group, maior realizadora de congressos do mundo, e pela MediaLink, consultoria dirigida pelo ex-diretor de Comunicação da UNICA, Adhemar Altieri. Patrocinado pelas empresas FMC, Syngenta, Bayer, Clariant, Honda, Amyris e Energisa, o Fórum é apoiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), União dos Produtores de Bioenergia (Udop) e Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab).

UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2015/16, o Brasil produziu aproximadamente 617 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 31 milhões de toneladas de açúcar e 28 bilhões de litros de etanol.

MCI Group

Criada em 1987, a MCI Group (http://www.mci-group.com/pt-BR), sediada em Genebra, Suíça, já promoveu 4.500 projetos, entre reuniões, eventos, congressos. Atendendo clientes em todo o mundo, emprega 1.800 pessoas em 60 escritórios espalhados por 31 países espalhados pela Europa, América, Ásia e Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. Por meio de experiências presenciais, híbridas e digitais, a companhia ajuda empresas e associações no engajamento e ativação de seus públicos-alvo, construindo as comunidades on-line e off-line para fortalecer marcas e melhorar seus desempenhos.

MediaLink

A MediaLink Comunicação Corporativa e uma consultoria especializada em projetos de comunicação integrada, com atuação no desenvolvimento de marketing de conteúdo, estratégias para mídias digitais, relacionamento com a mídia, relações institucionais e governamentais. Criada em 1998, a empresa elaborou e implantou diversos projetos de sucesso em grandes veículos de comunicação como o SBT e a Rádio Eldorado (Grupo Estado), e entidades como a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e Instituto de Hospitalidade (IH).

Unica