Programa Cana IAC completa 20 anos e homenageia associada do Sifaeg

 otav2O Instituto Agronômico de Campinas, IAC, está completando 127 anos e o Programa Cana IAC comemora 20 anos. No dia 26 de junho de 2014, no Centro de Cana do Instituto, em Ribeirão Preto, foi realizado um evento para comemorar. Durante a solenidade a associada do Sifaeg, Jalles Machado, foi homenageada pela parceria com o Instituto no desenvolvimento de pesquisas e variedades de cana-de-açúcar. O diretor-presidente da empresa , Otavio Lage de Siqueira Filho prestigiou o evento.

 Durante a programação, o Diretor do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, proferiu a palestra “IAC: 127 anos de inovação” e o pesquisador e líder do Programa Cana, Marcos Guimarães de Andrade Landell, falou sobre a “História e resultados do Programa Cana IAC”. Já os pesquisadores Leila Luci Dinarnado-Miranda e Mauro Alexandre Xavier ministraram as palestras “Estado da Arte – Programa Cana IAC” e “Programa Cana e a interação com o setor sucroenergético”, respectivamente.

 O Programa Cana IAC tem 22 variedades desenvolvidas, além de pacotes tecnológicos que têm viabilizado o sucesso da canavicultura paulista em outras regiões brasileiras, incluindo Goiás, além de viabilizar o dobro da produtividade no México, que tem adotado soluções IAC.

 A atuação do Programa Cana IAC envolve o desenvolvimento de variedades — o principal insumo tecnológico — e de tecnologias de produção para diversas regiões do Brasil, não apenas as que já produzem cana, como também aquelas que têm potencial para tal.

Décadas atrás, os estudos focavam somente produtividade, mas outros fatores, como sustentabilidade, passaram a integrar o cenário de produção. Essa mudança levou a equipe do Programa Cana IAC a identificar, em cada estudo, as oportunidades para gerar benefícios. O desenvolvimento de variedades para regiões restritivas, com déficit hídrico, gerou um perfil de cana mais eficiente no aproveitamento da água disponível no solo. “Assim estamos viabilizando a canavicultura de sequeiro, reduzindo a irrigação e, portanto, tornando a atividade mais sustentável”, explica Landell, líder do Programa Cana IAC.

 As ações do Programa Cana IAC envolvem, além do melhoramento genético, o desenvolvimento e a transferência de pacotes tecnológicos responsáveis pelo bom desempenho da cultura no campo. Atualmente, 156 atividades estão em andamento, entre ensaios e projetos, visando benefícios para as diversas etapas da cadeia de produção.

Imprensa Sifaeg com dados do IAC

otav1

Deixe um comentário