SIC promove evento de infraestrutura em Rio Verde

A Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC) promove no dia 25 de novembro, em Rio Verde, o Fórum de Desenvolvimento Integrado (FDI) do Setor Logístico, uma ação do Governo do Estado de Goiás para apoiar o setor produtivo do agronegócio e promover o desenvolvimento econômico regional. Dentro do Fórum haverá uma edição do Porto no Campo, um projeto da Secretaria de Infraestrutura Logística do Paraná, criado com o intuito de aprimorar o relacionamento entre os portos paranaenses (Paranaguá e Antonina) e o setor produtivo.

O FDI Logístico terá como ponto de convergência a aproximação e o diálogo entre o setor produtivo e as lideranças governamentais. A realização do evento no sudoeste goiano vai facilitar a apresentação das conveniências de integração da produção do Centro Oeste aos portos brasileiros, especialmente em relação aos Portos de Paranaguá e Antonina, que são importantes plataformas para o escoamento das exportações goianas. O Governo Federal também terá a oportunidade de divulgar o seu Programa de Investimentos em Logística, que define as ações estratégicas para a melhoria da infraestrutura brasileira. Para que isso aconteça, o FDI Logístico/Porto no Campo vai contar com a presença de especialistas e autoridades do setor de logística e infraestrutura que vão discorrer sobre a integração da rota estratégica que liga o Centro-Oeste aos portos.

Para o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Alexandre Baldy, coordenador do evento, os empresários goianos devem aproveitar o ensejo para conhecer as condições dos portos brasileiros e dos projetos de modernização existentes. Segundo ele, é também a oportunidade para que sejam apresentadas aos terminais portuários as demandas da produção goiana. Baldy destaca a importância de se realizar este seminário na região: “O sudoeste goiano tem se destacado no agronegócio brasileiro e a realização do Fórum em Rio Verde, nessa parceria com o Porto no Campo, vai abrir um canal de comunicação direta entre a administração dos portos e o setor produtivo goiano”, afirma.

No ano passado, o Porto de Paranaguá foi responsável pelo embarque de US$ 700 milhões ou 10% das exportações goianas. Os principais produtos que saíram de lá para o mercado externo foram o bagaço de soja, carnes de aves e suínos, preparações alimentícias, milho e algodão, cujos principais destinos foram a China, Rússia, Irã, Alemanha e Holanda.

Programação

Data: 25/11/2013

Local: Associação Comercial e Industrial de Rio Verde – ACIRV

Rua Dona Maricota, 199 – Jardim Marconal, Rio Verde – Goiás

14h – 14h30 – Abertura

14h30 – 15h00 – Palestra: Corredor de Escoamento Centro-Sul. José Richa Filho,

secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná.

15h – 15h30 – Palestra: Programa de Expansão dos Portos de Paranaguá. Luiz Henrique Dividino, superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

15h30 – 16h00 – Palestra: Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal. Fernando Castilho, gerente de Infraestrutura da Empresa de Planejamento e Logística – EPL.

16h – 17h00 – Debate

17h15 – Encerramento

Comunicação Sifaeg com dados da SIC

Deixe um comentário